Governador anuncia mais 200 viaturas para polícias de MS; “sensação de segurança”, dizem policiais

0
25
Foto: Saul Schramm

Dez municípios de Mato Grosso do Sul receberam nesta segunda-feira (26) do governador Reinaldo Azambuja 32 novas viaturas em reforço à Segurança Pública. Comprados por R$ 5,4 milhões, os veículos foram distribuídos entre unidades da Polícia Militar e da Polícia Civil.

“No 1° semestre entregamos quase 300 viaturas. E temos mais 200 para chegar agora, no 2° semestre. E mais do que comprar viaturas, investimos em concursos, treinamentos, qualificação, armamentos e inteligência integrada. A segurança é um todo e hoje podemos dizer, pelos resultados de Mato Grosso do Sul, que estamos no caminho certo: os índices de criminalidade vêm diminuindo nas 79 cidades”, destacou Reinaldo Azambuja.

Nesta entrega, foram beneficiadas as cidades de Água Clara, Antônio João, Aquidauana, Campo Grande, Dourados, Fátima do Sul, Miranda, Nova Andradina, Paranaíba e Sete Quedas. São 26 SUVs trailblazer com proteção balística, quatro motocicletas e dois furgões – adquiridos com recursos estaduais do FESP-MS (Fundo de Segurança Pública do Estado) e federais, de emenda parlamentar do então deputado federal Geraldo Resende.

Na semana retrasada, outras 48 viaturas foram entregues pelo governador ao programa OCOP (Obtenção de Capacidade Operacional Plena) da Polícia Militar, para patrulhamento ostensivo nas 37 regiões de Campo Grande e em municípios vizinhos, beneficiando mais de um milhão de cidadãos.

Investimentos refletem no Brasil

Na entrega de viaturas desta segunda-feira (26), o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, agradeceu o “apoio incondicional” que o governador Reinaldo Azambuja tem dado ao setor, tanto na Capital quanto no interior e na faixa de fronteira.

“São investimentos para a resolução de crimes, que garantem segurança para nossos policiais, com a compra de viaturas com proteção balística, com aquisição de mais de sete mil coletes com recursos próprios, aquisição de armas e munições e obras que nunca vimos antes. Nunca se fez tanto pela Segurança Pública como agora”, afirmou Videira, que atua há mais de 30 anos na área. 

O secretário pontuou ainda que os investimentos estaduais refletem diretamente nas ações de segurança do Brasil, já que Mato Grosso do Sul faz fronteira com dois países produtores de entorpecentes. “Neste ano estamos nos aproximando das 500 toneladas de drogas apreendidas. A grande maioria com destino a outros estados. Portanto, quando se investe na segurança de Mato Grosso do Sul se contribui com o País”, afirmou.

Gratidão das forças policiais

Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Adriano Geraldo Garcia expressou a gratidão das forças de segurança pública pela gestão Reinaldo Azambuja. “Gratidão é a palavra de ordem. Palavra que se não fosse dita nesse evento estaríamos correndo o risco de cometer injustiça tamanha àqueles que dirigem nosso Estado e, acima de tudo, ofertam à população a sensação de segurança que hoje vivenciamos”, destacou. 

Segundo ele, a Polícia Civil recebeu importantes investimentos só neste ano: 101 viaturas com investimento superior a R$ 19 milhões; 400 mil munições, 208 computadores novos e de última geração; nomeação de 223 novos investigadores e escrivães; autorização de chamamento dos remanescentes do último concurso; e criação de Delegaro (Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato). “Medidas que demostram o comprometimento do Governo Estadual em propiciar estruturação física necessária para acolher cidadãos e fornecer melhores condições de trabalho aos policiais civis”, acrescentou.

Cerimônia de entrega

Também participaram do ato de entrega das viaturas os deputados Coronel Davi, Eduardo Rocha, Gerson Claro e Renato Câmara; os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paulo Gimenez e Hugo Djan, respectivamente; o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, que destinou recurso para compra dos veículos quando era deputado federal; o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel; e a defensora pública-geral de MS, Patrícia Cozzolino, além de prefeitos, vereadores e outras autoridades municipais das cidades beneficiadas.

“O que estamos fazendo aqui é mais do que a entrega de viaturas para a Polícia Civil e Militar, é a consolidação da estruturação da nossa força policial, de forma eficiente e assertiva, desses profissionais que considero exemplo de atuação e de trabalho pela população”, ressaltou Riedel sobre os investimentos na Segurança Pública.