IAGRO realiza Teste de Usabilidade in loco para o APP Transportador

0
29
Foto: IAGRO

 A Iagro realizou ontem e segue hoje na Estância Orsi o cadastro de transportadores, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, bem como para os veículos transportadores de cargas vivas para avaliar a usabilidade do APP Transportador.

O cadastramento de transportadores se encontra no eixo “Fortalecimento do Sistema de Vigilância em Saúde Animal” (verde escuro) na operação “Fortalecer os mecanismos de controle nacional de movimentação de animais susceptíveis à febre aftosa, seus produtos e subprodutos”. Para a sua transição [COM/SEM] o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) definiu o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (2017-2026) que apresenta cronograma e operações a serem executadas para que efetivamente o Estado tenha condições de realizar a transição que se configura na retirada da vacina.

Outro instrumento legal que respalda a adoção do cadastramento de transportadores é a IN N.º 48/2020 que aprovou as diretrizes gerais para o PNEFA. A obrigatoriedade do referido cadastro vem de encontro com a busca do Estado de Mato Grosso do Sul em elevar o seu status sanitário de livre de febre aftosa COM vacinação para livre de febre aftosa SEM vacinação.