Fogo já destruiu 261,8 mil hectares do Pantanal

0
57
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação / G1 MS

Fogo consome 261,8 mil hectares do Pantanal em 2021. Área devastada pelo fogo se aproxima do mesmo período de 2020, segundo os dados do LASA (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais). Órgão vinculado á UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). De acordo com Márcio Yule, coordenador estadual do PrevFogo em Mato Grosso do Sul está área perdida pelo fogo é o que equivale a 2 municípios do Rio De janeiro.

Brigadista e Bombeiros atuam exaustivamente no combate as chamas em diferentes regiões do Pantanal. Neste final de semana equipes receberam um reforço de mais 36 militares para atuares dia e noite. O município de Porto Mutinho decretou estado de emergência por conta dos incêndios. Os ribeirinhos precisaram ser retirados por barcos. Aviões lançaram água em apoio as equipes de combate em solo no combate ao incêndio.

55 brigadistas incluindo indígenas treinados, tentam controlar um incêndio na reserva Kadiwéu. “Essa semana tem sido extremamente crítica com relação aos incêndios florestais. Houve um agravamento na terra indígena Kadiwéu, o que resultou no aumento de brigadistas lá. Nós deslocamos o pessoal de Corumbá e da aldeia Limão Verde, para incorporar os 33 brigadistas que foram contratados para atuar na terra indígena”, declarou Márcio Yule.