Sem-Terra é autuado por incêndio de área de matas ciliares do rio Urumbeva

0
47
Foto: PMA

Policiais Militares Ambientais de Jardim foram acionados por moradores próximos ao Polo Industrial, localizado no município de Nioaque na quarta-feira (25), informando que uma área da Prefeitura Municipal teria sido invadida há alguns meses por sem-terras e estaria sendo incendiada em alguns locais.

A PMA foi rapidamente ao local e conseguiu localizar o infrator. O incendiário (73), afirmou que realizara a limpeza da área para construção de um barraco e, ao fazer um amontoado da vegetação retirada durante a limpeza, colocou fogo e perdeu o controle. Após a extinção do incêndio, a PMA realizou levantamento com uso de drone e GPS da área incendiada, que aferida perfez 2,2 hectares.

A área queimada foi toda dentro da parte de preservação permanente de matas ciliares do rio Urumbeva (APP), protegida por Lei. O infrator foi orientado quanto a proibição de queima controlada e também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 10.000,00. Ele também responderá por crime ambiental de degradação de área protegida, com pena prevista de um a três anos de detenção.