PF deflagra operação contra “coiotes” em Corumbá (MS)

0
50
Foto: Polícia Federal

CORUMBÁ/MS (Correspondente) – A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta terça-feira (31) a Operação FO M’ALE visando o combater visando combater crimes de promoção de migração ilegal praticados por despachantes de viagens e empresários do ramo na cidade. Policiais federais cumpriram um mandado de prisão e quatro de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá/MS.

INVESTIGAÇÃO

A investigação iniciou a partir de denúncias de que uma pessoa estaria agindo como “coiote” e facilitando, por meio de solicitação de vantagem econômica, a migração ilegal de cidadãos haitianos pela fronteira Brasil-Bolívia.

O grupo criminoso atuaria explorando um esquema de travessia de haitianos pelo local conhecido como Trilha do Gaúcho, na divisa do Brasil com a Bolívia.  No decorrer das investigações, que duraram alguns meses, observou-se a saída de cerca de 150 nacionais haitianos a cada dia por essa trilha. Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa.

OPERAÇÃO

A operação chamou-se FO M’ALE em alusão a uma expressão em idioma Creole, falado no Haiti. Esta expressão significa “preciso ir embora”, em tradução livre, e aduz a vontade de estas pessoas deixarem o país em busca de novas oportunidades em países como Chile, México e Estados Unidos.