Incêndio no Morro do Urucum está controlado

0
31
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros / Midiamax

Incêndio é controlado no topo do Morro do Urucum, após uma noite intensa de combate ao fogo. O local tem cerca de mil metros de altitude e os Bombeiros devem permanecer na região até que os focos de calor sejam extintos. Com focos em pontos íngremes, aeronaves poderão ser utilizadas para auxiliar no combate às chamas. Três guarnições do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas na noite de terça-feira (28). A FAB (Força Área Brasileira) auxiliou funcionários de usinas que atuam como brigadistas no combate as chamas. O fogo está controlado e baixo o que vem facilitando o combate.  

O comandante da Operação Hefesto, tenente-coronel Vandner Valdivino Meirelles, explicou que o fogo está controlado na parte mais alta do morro, que é plana. Contudo, os militares não conseguem atuar no combate direto nas partes íngremes. “Hoje a nossa prioridade é verificar a possibilidade de mandar aeronaves. Contudo, dependemos da visibilidade, do aeroporto estar aberto. Dependemos também da avaliação do comandante da aeronave, haja vista que o local é bem alto e não sabemos se a aeronave consegue fazer esse combate no local”, explicou o comandante da operação.

As guarnições permaneceram no Morro até a extinção do fogo. “O fogo está baixo agora, está fácil o combate direto nos locais que não são íngremes, nos locais íngremes não consegue combate direto. Nos locais mais planos, a gente consegue o combate direto e vamos nestas regiões debelar totalmente estes focos de incêndio e manter atividade de monitoramento 24 horas por dia”, relatou.

Os bombeiros atuam diretamente no fogo com o uso de abafadores, bombas costais e sopradores.