Governo “abre as portas” do Aquário do Pantanal e lança site para acompanhamento final das obras

0
56
Foto: Chico Ribeiro

Considerado um dos maiores viveiros de água doce do Brasil, o Aquário do Pantanal, em construção em Campo Grande, está de “portas abertas” com o lançamento do site Aquário Transparente. Com a nova ferramenta, divulgada pelo Governo do Estado nesta terça-feira (28), a população poderá acompanhar o cronograma de finalização das obras do espaço que servirá de ponto turístico e centro de pesquisa da ictiofauna pantaneira.

Ao custo final de R$ 230 milhões (valor previsto em setembro de 2021), o Aquário do Pantanal deve ser concluído em fevereiro de 2022, com entrega prevista para março do mesmo ano. Ao lançar o site e apresentar o cronograma final das obras, o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, afirmou que o objetivo é terminar a construção o mais rápido possível, antes do prazo contratual com as empresas.

“O último contrato termina em julho de 2022. Nossa expectativa é em março entregar toda a obra, inclusive antecipando esse último contrato. Isso já foi tratado com a empresa. Eles têm toda a condição e capacidade de execução. Estamos buscando essa antecipação justamente para colocar a obra à disposição da população. Esse é nosso objetivo”, destacou. 

Riedel ainda pontuou o função do Aquário no Mato Grosso do Sul: “atender a população, atrair turistas, gerar conhecimento científico e trabalhar educação ambiental com as crianças”. Enquanto as obras acontecem, o site funcionará como guia à sociedade sul-mato-grossense acessar informações referentes ao cronograma de trabalho e investimentos.

A construção do Aquário está a todo vapor. Duas das 13 frentes de serviço estão totalmente concluídas, a de “Substituição de vidros” e de “Cobertura Metálica”. Além disso, três frentes estão em processo de finalização: serviço de impermeabilização, revestimento de alumínio composto e um trecho das passarelas. As demais estão em andamento, com projeção de entrega antes do prazo contratual.

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário contará com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de 1 tanque de abastecimento e 1 tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de 5 milhões de litros de água.

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, a expectativa é de que o Grupo Cataratas, que venceu licitação do Governo do Estado para administrar o Aquário do Pantanal, assuma a gestão do empreendimento logo após a entrega da obra.

“Essa operação foi licitada no governo anterior. É a empresa Cataratas a vencedora, que opera o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e alguns outros pontos turísticos do Brasil. Eles estão sentando com equipe técnica da Semagro, da Seinfra e da PGE para validação (do contrato) e ver se vão continuar com essa operação. É uma discussão agora de cunho processual e jurídico. Nossa meta é essa: finalizar a obra, fazer a entrega e validar o contrato para começar a operação, com abertura ao público”, afirmou.

Trabalho conjunto

A divulgação do cronograma final de obras e o lançamento do site Aquário Transparente reuniu nesta terça-feira (28) autoridades integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional, formado por representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa (Alems), Tribunal de Justiça de MS (TJMS), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estadual (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil de MS (OAB/MS) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

A conclusão da mega estrutura do Aquário do Pantanal faz parte do Programa “Obra Inacabada Zero”, lançado na primeira gestão do governador Reinaldo Azambuja para finalizar as mais de 200 obras deixadas pela gestão anterior em Mato Grosso do Sul, entre elas rodovias, casas e até o campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Campo Grande.

Aquário Transparente

Ferramenta de trabalho que tem como objetivo além de apresentar as principais informações da obra, divulgar o cronograma das frentes de trabalho, assim como fotos e vídeos do empreendimento, o site Aquário Transparente está disponível por meio do endereço https://aquariotransparente.ms.gov.br.

Através do site, a imprensa poderá se cadastrar para realizar reportagens especiais, verificar o acompanhamento da obra, com um tour mais detalhado e técnico do Aquário.