Governo propõe novas regras de qualidade para a venda da carne moída

0
28
Foto Divulgação

O Ministério da Agricultura propõe regras de qualidade para a venda de carne moída. No texto prevê, entre outas coisas que a carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem, e que cada pacote do produto poderá ter no máximo 1 Kg. A proposta estabelece que a porcentagem de gordura da carne moída deverá ser informada ao consumidor após ser exposta a venda.

A consulta pública ficará aberta por 60 dias. Ao término do prazo o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) avaliará as sugestões recebidas para posterior publicação do novo regulamento, de acordo com a informação da portaria publicada nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial da União.

As sugestões deverão ser encaminhadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (SISMAN), da Secretaria de Defesa Agropecuária, através do site: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/pages/SISMAN.html. Esta proposta de regulamento define que a carne moída como produto obtido “a partir da moagem de massas musculares das espécies animais de açougue, seguido de imediato resfriamento ou congelamento do produto”.